Artigos

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.0/5 (9088 votos)




ONLINE
2






Artigos

 

Como ter seu site bem posicionado nos mecanismos de busca

 

 

Você já deve ter se dado conta da importância de possuir um site de sua empresa na internet e estar bem posicionado nos mecanismos de busca e também já deve ter visto a palavra “otimização” na mídia em algum lugar por aí. Se não ouviu falar e não faz a menor idéia do que isso significa, sua empresa pode estar perdendo dinheiro para sua concorrência.


Os sites de busca catalogam sites através de milhares de robôs de busca que vasculham a Internet dia e noite em busca de sites e novos conteúdos. O trabalho de otimização envolve uma série de mudanças no site (no código, nos textos, na estrutura), a fim de facilitar os robôs de busca na tarefa de indexar e pontuar as páginas de seu site.
 

Recentes pesquisas constataram que entre 78% e 84% de todo o tráfego de um site vem através dos mecanismos de busca.
– Pesquisas sobre consumidores mostram que, no processo de decisão de compra, eles confiam primordialmente em:
– Mecanismos de busca (41%),
– Propagandas impressas (10%),
– Propagandas de tv (9%).
– Mesmo que um site de buscas retorne centenas de milhares de resultados, mais de 93% das pessoas não chegarão nunca à segunda página de resultados.

Entre 68% e 72% das pessoas acreditam que os resultados orgânicos (não pagos) são os mais relevantes.
– Os anúncios pagos PPC (“pay per click”, pagamento por clique), também conhecidos como Links Patrocinados, fazem parte do segmento de marketing de buscadores que mais cresce.
– É muito mais fácil e mais rápido pagar para aparecer nos primeiros lugares através de Links Patrocinados do que fazer mudanças substanciais no site e trabalhar para que esteja bem colocado de maneira “natural”.
– Publicidade de PPC só funciona se as palavras-chaves certas estiverem sendo patrocinadas.
Caso contrário, fará a empresa gastar recursos valiosos, trazendo tráfego inútil para o site.
– 72% das pessoas que usam os mecanismos de busca para um tipo de produto ou serviço comprarão ou solicitarão informações apenas daquelas empresas em que puderam encontrar com facilidade o que precisavam, assim que entraram no site.
– Os algoritmos dos mecanismos de busca são altamente protegidos e mudam constantemente sem aviso. Profissionais de otimização podem apenas “presumir” quais fatores são efetivos para otimizar um site e fazê-lo pontuar melhor. Esse é o motivo porque otimização é mais uma arte que um domínio tecnológico.
– Qualquer pessoa ou empresa que afirme que tenha boas relações com pessoas dentro de alguma empresa de mecanismos de busca não está falando a verdade.
– Todo serviço de otimização precisa de cuidados regulares para manter um site bem colocado; não existem resultados definitivos.
 

A seguir, relacionamos uma dica com relação a um aspecto importante: palavras-chaves. Esta dica ajudará você e sua equipe a dar início a um bem sucedido projeto de otimização, essencial para não desperdiçar dinheiro e ter resultados recompensadores.
 

Palavras-chave (escolha e use apenas as melhores)
 

Vamos começar com um ingrediente básico de qualquer projeto de marketing na internet. Você deve descobrir quais palavras seus potenciais clientes estão digitando nos mecanismos de busca para localizar seus produtos ou serviços. Não se trata do que o presidente ou seus gerentes acham, mas, sim, do que as pesquisas e estudos afirmam. Essas palavras ou frases chaves devem ser reunidas e integradas às páginas de seu site em títulos, textos e demais partes do código.
 

Palavras-chave no texto
Inserir as palavras-chaves estrategicamente no texto é fundamental para obter uma boa colocação nos mecanismos de busca. A maneira de escrever para um site não é a mesma que para um folheto, catálogo ou panfleto. A relevância de uma página será determinada pelos robôs de busca que rastreiam seu site, página por página.
 

Palavras-chave no código HTML


Abaixo, listamos alguns lugares no código da página onde as palavras-chaves devem aparecer:


– Título da página: Um dos itens procurados pelos robôs de busca; escolha-os com extremo cuidado.
– Meta Description: Descrevem o resumo que vem logo abaixo do nome do seu site nos resultados dos mecanismos de busca. Use frases breves, criativas e convidativas. Pesquisas demonstram que as pessoas clicam no que lêem nesses resumos e não necessariamente nos resultados que aparecem nas primeiras posições.
– Meta Keywords: Não servem para absolutamente nada. Quem na sua equipe disser o contrário demonstra estar esatualizado.

– Títulos de parágrafo: Certifique-se que os títulos do seu site estejam aparecendo no código a fim de que os robôs de busca possam ler e catalogar o conteúdo deles. O mesmo vale para os links de menu do site.

As palavras-chaves devem ser usadas em sentenças que fazem sentido para os visitantes, assim como para os robôs de busca que estão analisando, indexando e pontuando seu site.

O sucesso de um site é baseado em apresentar conteúdo de qualidade e relevância, seja através de descrições dos produtos, serviços ou atendimento. Não tenha páginas de texto demais, que nunca serão lidas: isso certamente funcionará contra você.

É uma matéria nova e, embora muitas empresas já estão tirando proveito de estratégias de posicionamento, o mercado ainda está se adaptando a essa idéia.